POPULAÇÃO DO MUCONDA CONSCIENCIALIZADA SOBRE OS MÉTODOS DE PREVENÇÃO DA CÓLERA

Foi lançado na Comuna fronteiriça do Cassai – Sul, no Município do Muconda, o Projecto “Stop Cólera”, uma iniciativa da Fundação Brilhante, que uniu sinergias com o Governo Provincial para a contínua massificação do referido programa.

Cassai-Sul foi a localidade seleccionada, por ter fronteira com a República Democrática do Congo, Pais com registo do surto da cólera, facto que merece toda a atenção das Autoridades angolanas de formas a se evitar a entrada da doença no nosso Pais.

No âmbito da sua responsabilidade social, a Fundação Brilhante, levou informações e exibiu uma peça teatral sobre a Cólera e suas consequências, bem como fez a entrega de alguns meios à Administração Municipal para distribuir nas Comunidades, desde cartilhas, kits de higienização e outros meios de saúde.

O Responsável da Delegação da Fundação Brilhante, Sidónio Borges, Assessor do Director- Geral, para Comunicação e Imprensa e o Assessor principal do Director- Geral, Carlos Fazenda, descreveram para a população presente, os perigos da doença e a importância de acatarem as medidas orientadoras.

Da parte do Governo Provincial, esteve o Administrador Municipal do Muconda, Isaias Sacajima, acompanhado por membros do seu pelouro, com maior destaque o Director Municipal da Saúde, Suzana Mário.

Coube a mensagem de boas vindas ao Administrador Comunal do Cassai-Sul, Maria de Fátima, que na ocasião enalteceu a realização da acção.

Várias individualidades estiveram presentes no acto, que decorreu no pátio do Complexo escolar, “L. Chinga”, desde Autoridades Tradiiconais e Religiosas, Estudantes e Responsáveis dos Órgãos de Defesa e Segurança.

Referir que a mesma actividade será realizada nas Províncias limítrofes da Lunda Sul, que fazem fronteira com a RDC, nomeadamente, Moxico e Lunda – Norte.